O Clube da Luta.

Os jogos de luta sempre estiveram presentes na vida de diversos gamers ao redor do mundo. Quem nunca jogou aquele Arcade de Street Fighter II ou de Mortal Kombat, em alguma rodoviária perdida deste país? Foram vários jogos que nos motivaram, tanto nos fliperamas quanto nas versões caseiras.

Os “fighting games” são um dos gêneros mais famosos da indústria dos games. Uns dizem que já tiveram seu apogeu, outros preferem dizer que passaram por um período de baixa. Mas, entre um posicionamento e outro, o que todos concordam é que trata-se de um dos pilares dos videogames, principalmente para a geração Arcade. Se formos discutir quais são mais influentes, ai só conseguiremos piorar mais as coisas, pois o consenso diminui drasticamente. Há os jogos canônicos, que são aqueles que ninguém discorda que são importantes (ou foram importantes), mas se maior ou menor a sua influência, isso sim é o que divide opiniões.

Round 1: Os primeiros passos.

Street Fighter foi a primeira grande franquia a brilhar nos jogos de luta. O sucesso se iniciou com Street Fighter II, já seu antecessor não teve êxito.

Street Fighter I é o primeiro game da série de jogos de luta da Capcom de mesmo nome. Lançado para os fliperamas em 1987, é centrado em Ryu viajando pelo mundo e lutando com diversos guerreiros. O game recebeu conversões para DOS e TurboGrafx CD. Junto com Final Fight, os dois foram os jogos precursores da série Street Fighter (Mesmo Final Fight sendo um Beat’n’Up), e por isso, todo o enredo da série foram baseados nesses jogos, a partir de Street Fighter II.

Inicialmente lançado como Street Fighter II: The World Warrior em 1991, SF II tornou-se um grande sucesso, popularizando o estilo de jogo. Controlando entre 8 jogadores (Ryu, Ken, Blanka, Zangief, Dhalsim, Guile, E. Honda, e Chun-Li, todos de países diferentes exceto os japoneses Ryu e Honda, e os americanos Ken e Guile), além de 4 chefes (Sagat, que aparecera no jogo original; Mike Bison, Balrog, e Vega). Por sinal, os três chefes “novatos” tiveram seus nomes alterados fora do Japão (o boxeador afro-americano era chamado M. Bison, parodiando Mike Tyson; para evitar processo, a Capcom rebatizou-o como Balrog, que era o nome do toureiro espanhol rebatizado Vega; que era o nome do chefe final, esse batizado como M. Bison).

Esta versão número II do street fighter também conheceu o seu sucesso através de Trilhas Sonoras bem-trabalhadas desta vez, como a melodia inspirada em elementos chineses no estágio da Chun-Li e na melodia adaptada de guitarra do estágio do Guile, sendo que todos os sons do jogo são disponíveis para escuta nos menus iniciais do jogo.

O jogo também inovou a forçar o protagonista viajar por diferentes países através de cenários locais, como os elefantes na fase do Dhalsim, elementos japoneses nos estágios de E. Honda e Ryu (mostrando cenários tipicamente orientais) e inclusive o interior brasileiro na fase relativa ao Blanka.

Sequências de destaqueStreet Fighter II’: Champion Edition (1992), Street Fighter II’ Turbo: Hyper Fighting (1992), Super Street Fighter II: The New Challengers (1993), Super Street Fighter II Turbo (1994), Street Fighter Alpha 2 (1996), Street Fighter Zero 2 Alpha (1996) e Super Street Fighter IV (2010).

Enquanto Street Fighter  transportava os jogadores para luta de rua, Mortal Kombat veio com uma idéia diferente. Lutas em ambientes em outros mundos, personagens semideuses e um imperador maléfico querendo o domínio de todo o mundo, esse era o Combate Mortal!

Mortal Kombat foi o primeiro jogo da famosa série de jogos de luta Mortal Kombat, criada pela Midway Games. Mortal Kombat é um jogo de luta lançado nos arcades em 1992, que depois teve suas versões caseiras lançadas pela Acclaim Entertainment. Baseado no estilo gráfico de Pit-Fighter, o jogo exibia gráficos digitalizados de atores reais, tornando-os muito realistas, ao contrário de outro sucesso da época como Street Fighter 2. As características mais marcantes do jogo com certeza eram os fatalities e a violência.

Mortal kombat I(1992), Mortal Kombat II (1993), Mortal Kombat III (1995) e Mortal Kombat III Ultimate (1996), são as sequências de maior prestigio na série. Com o elemento violência e muito sangue o jogo arrasta fãs por todo mundo. Durante os anos foram lançados Spin-offs e outras sequências, mas que perdeu a essência dos primeiros jogos. Pensando nisso vai ser lançando esse ano (19/04/2011 USA – 21/04/2011 BRA) Mortal Kombat 9 que promete trazer o que a série perdeu.

Enquanto Street Fighter e Mortal Kombat duelavam para saber qual era o melhor jogo de luta na época, uma pequena franquia nasceu e morreu para o Arkade/Snes e N64.

Killer Instinct é um jogo de luta para arcades desenvolvido pela Rare, lançado em 1994. Ele teve uma versão para o Super Nintendo, lançada em 1995 e para o Game Boy. Recebeu uma continuação para o Nintendo 64 em 1996. Apresentando cenários renderizados com uma sensação 3D sem precedentes e animações incríveis. O jogo possui um sistema de complexo de combos e vários personagens distintos, como os clássicos Mortal Kombat e Street Fighter. Conta com 11 personagens jogáveis (sendo um deles secreto) e uma fase para cada personagem.

A perfeita movimentação dos personagens se deve ao fato de que a Rareware, desenvolvedora do jogo, utilizou de uma técnica conhecida como Motion Capture, que captura os movimentos feitos por atores e os envia aos computadores para que a renderização dos mesmos pudesse ser feita em imagens digitais.

Round 2: Os “Dream Match” e Séries “VS”

Dream Match

Assim intitulados nos Estados Unidos, são jogos de luta que fazem a junção de personagens de uma única Empresa, independentemente de qualquer detalhe cronológico ou canônico. Exemplos:

The King of Fighters  ou KOF, é um jogo com características de animes e mangás, produzidas pela SNK inicialmente em 1994. A série combina elementos e personagens de outras séries e videogames também produzidos pela SNK: Fatal Fury e Art of Fighting. E também introduz personagens de jogos produzidos pela SNK nos anos 80: Ikari Warriors, Athena e Psycho Soldier.

The King of Fighters foi criado para ser um jogo que estrelasse os principais personagens da SNK, independentemente de qualquer detalhe cronológico ou canônico,  por exemplo: fosse este um jogo em que os detalhes cronológicos constassem, os personagens de Fatal Fury teriam de ser bem mais novos do que os de Art of Fighting, devido à série Art of Fighting tomar lugar vários anos antes da série Fatal Fury. E ainda Geese Howard não poderia aparecer em The King of Fighters, já que morreu na série Fatal Fury. A série introduziu um inédito sistema de lutas entre personagens, onde times de três membros (quatro em algumas versões) lutam entre si, ao invés de cada personagem lutar por conta própria, como ocorria em jogos anteriores. A cada luta os personagens dos times se enfrentam em duelos e é a vencedora a equipe que conseguir três (ou quatro) vitórias.

O sucesso causado pelo jogo inicial, KOF ’94, levou a SNK a realizar lançamentos anuais de The King of Fighters, nomeando os jogos de acordo com seu ano de lançamento, até o ano de 2003, pois a partir de 2004 a SNK passou a nomear os jogos de acordo com o seu número de lançamento (como em The King of Fighters XI, o décimo primeiro jogo da série), talvez para fugir da obrigação de lançamentos anuais. E assim The King of Fighters tornou-se uma série de videogames, com seus próprios detalhes cronológicos e canônicos.

Destaque da franquia: The king of Fighter 94′ (1994) e The king of Fighters 96′ (1996).

Super Smash Bros é o maior exemplo de um “Dream Match”.

Em Super Smash Bros., o jogador tem como objetivo jogar os adversários para fora da arena, em qualquer uma das 4 direções possíveis: cima, baixo, direita e esquerda. O dano de cada jogador, representado com porcentagens, é mostrado na interface. Quanto mais alto for o nível de dano, mais distância um mesmo golpe irá provocar, até fazer com que o personagem seja colocado de fora da tela, perdendo uma vida.

O jogo difere da maioria dos jogos de luta tradicionais, que representam a energia dos jogadores em barras, e tem como objetivo subjugar o adversário.

Durante as partidas, caem itens ligados às séries dos jogos representados pelos personagens presentes no jogo, que podem ser usados por qualquer um que esteja na arena. Alguns têm fins de ataque, como cascas de Koopa (Koopa Shells), Pokébolas e Tacos de beisebol (Home Run Bat), e outros recuperam saúde, como Heart Containers e Maxim tomatos.

“Série VS”

Se basea na idéia de Empresas VS Empresa (nesse caso veremos que o primeiro nome da Empresa a ser citado no título do jogo é pelo fato de ser quem desenvolveu o jogo). Bem, não está entendendo? Vamos aos exemplos:

X-Men vs. Street Fighter é um Arcade lançado pela Capcom em 1996 e é o primeiro da série Marvel vs. Capcom de jogos de luta. Ele traz personagens dos X-Men e personagens da série Street Fighter.

Ele foi o primeiro jogo a utilizar o sistema de luta em duplas com a conhecida jogabilidade de Street Fighter, incorporando elementos dos jogos de luta anterior da Capcom na franquia de jogos Marvel, X-Men: Children of the Atom e Marvel Super Heroes Ele também foi lançado para Sega Saturn em 1997 e Playstation em 1998 Mas, o sistema de luta em duplas foi abolido da versão Playstation devido as limitações técnicas do console, como pouca Memória RAM.

Marvel Super Heroes vs. Street Fighter é o quarto jogo de luta licenciado pela Marvel Comics produzido pela Capcom. É uma sequência do jogo X-Men vs. Street Fighter que substituiu os personagens do jogo X-Men: Children of the Atom por personagens do jogo Marvel Super Heroes. Na tentativa de corrigir alguns problemas do jogo anterior (X-Men vs. Street Fighter), o motor de jogo foi alterado, embora esteticamente o jogo siga a mesma linha. Marvel Super Heroes vs. Street Fighter foi lançado para arcade em em 1997, para Sega Saturn em 1998 e para Playstation em 1999.

Tatsunoko vs. Capcom: Cross Generation of Heroes , também conhecido como Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars nos Estados Unidos e Europa, lançado em 11 de dezembro de 2008 no Japão. Desenvolvido por Eighting Co., Ltd., com a colaboração do estúdio de animação gráfica Tatsunoko Production Co., Ltd. foi distribuido e publicado por Capcom Co. Ltd para as plataformas Arcade e Nintendo Wii.

O jogo segue a mesma linha de fusão (Crossover) de outras séries protagonizadas pela Capcom, como; X-Men vs. Street Fighter, Marvel vs. Capcom, e Capcom vs. SNK. Ao contrário dos Crossovers anteriores que praticamente são compostos por personagens de histórias em quadrinhos Marvel e jogos de outras companhias, como SNK Playmore, Tatsunoko vs. Capcom trás personagens de Animes pouco conhecidos no ocidente, mas muito famosos no Japão entre as décadas de 60 e 90, como Gatchaman, Casshan, Yatterman, Karas, The Genie Family, Ippatsuman, Hurricane Polymar, Tekkaman: The Space Knight e Golden Warrior Gold Lightan.

Capcom participa desta versão com personagens conhecidos de séries e jogos, como; Street Fighter, Darkstalkers, Megaman, Rival Schools e exclusivos para versão contra a Tatsunoko; Lost Planet, Dead Rising, Onimusha, Viewtiful Joe, Quiz Nanairo Dreams e Okami.

Curiosamente, o sistema de placa usada para o arcade Tatsunoko vs. Capcom,nada mais era, que uma adaptação de hardware do Nintendo Wii. Isto facilitou aos desenvolvedores a conversão, sem qualquer perda, para plataforma Nintendo Wii.

Bonus Match:

Street Fighter X Tekken Cinematic Trailer

Bom, finalizando, espero que gostem. Deixem seus cometários, opiniões e sugestões.

Até a próxima!

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